Orkut    Siga-nos no twitter  Assine o RSS


 

News

Home » Cases

FS Bioenergia é pioneira na produção de etanol de milho no Brasil
25/01/2018

Clique na imagem para ampliar

 A FS Bioenergia, uma joint venture entre a brasileira Fiagril Participações e a gestora norte-americana Summit Agricultural Group, inaugurou em agosto de 2017 a primeira usina do Brasil que produz etanol exclusivamente a partir do milho, aproveitando o crescimento da produção do grão no país.

Produção de alta eficiência

A empresa, localizada em Lucas do Rio Verde no Mato Grosso, principal Estado produtor de milho do Brasil, tem em seu DNA a utilização de tecnologia de ponta. Atendendo a esse requisito, a WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, integra a planta da empresa com motores W22 IR3 Premium, que aportam eficiência energética, diminuição dos custos de manutenção, maior sustentabilidade, aumento da produtividade e da vida útil dos equipamentos. Devido às classificações de certas áreas, também foram indicados motores à prova de explosão, como o W22xd IR3 Premium, que atendem aos requisitos das zonas 1 e 21 – onde, em condições normais de funcionamento, pode haver a formação ocasional de uma atmosfera explosiva. 

No momento da especificação, a equipe técnica da WEG trabalhou em parceria com fabricantes norte-americanos, maiores produtores de etanol de milho do mundo, para garantir que os motores recomendados atenderiam aos equipamentos em operação na FS Bioenergia. Como as medidas da carcaça dos motores utilizadas no mercado norte-americano são mensuradas em polegadas, bem como muitas das máquinas que estes interagem na usina, os motores foram configurados mecanicamente de acordo com as normas NEMA (polegadas), mas eletricamente como IEC (métricos), atendendo ao padrão brasileiro. A entrada de energia da subestação da usina é alimentada pelo transformador a seco de 10 MVA, e os outros transformadores, com potências de 300 kVA, 2.500 kVA e 2.000 kVA, são utilizados nos demais processos. Já para a cogeração de energia, foi instalado um pacote de equipamentos elétricos, incluindo o gerador principal da planta, ST 40, com potência de 22.500 kVA, em conjunto com os cubículos de média tensão certificados da linha MTW-03, além de painéis de controle, proteção, importação e exportação de energia. Para integrar todos os equipamentos, foi fornecido também o sistema completo de automação, desenvolvido pela engenharia da WEG.

Vantagens do etanol de milho

O principal atrativo de se investir na produção de etanol de milho no Brasil está ligado ao fato de que há grande oferta e demanda de milho no Mato Grosso, onde o consumo interno é pequeno e as exportações representam quase 70% da produção. 

A capacidade inicial de produção prevista da planta é de 240 milhões de litros do biocombustível por ano, a partir da sua capacidade para moer 530 mil toneladas do grão anuais na primeira fase, chegando a um milhão de toneladas na segunda. A estimativa é que cada tonelada de milho processados resultem em 420 litros de etanol, 380 quilos de DDGs (farelo para ração animal) e 20 quilos de óleo bruto. A unidade ainda terá potencial para produzir anualmente até 186 mil toneladas de farelo de milho — sendo 125 mil toneladas de farelo com alto teor de fibra e 61 mil toneladas de farelo com alto teor de proteína —, além de 7 mil toneladas de óleo de milho.

A geração de energia elétrica é proveniente de biomassa, suprindo o consumo interno da planta e possibilitando a comercialização da produção excedente, gerando assim, uma receita adicional para a empresa. A capacidade de cogeração será de 60.000 MWh, suficientes para abastecer uma cidade com até 25 mil habitantes.

Uma das grandes vantagens da produção do biocombustível, como um importante componente do setor energético mundial, é que este produto é uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis, com a conveniência de ser menos poluente ao meio ambiente. Produzir etanol a partir de milho é uma alternativa de agregação de valor ao produto: a usina deve operar 355 dias do ano sem entressafra e produzir Etanol Anidro, Etanol Hidratado e DDGs, favorecendo outras cadeias, como a da bovinocultura de corte e de leite, piscicultura, suinocultura e avicultura.

Esses são alguns dos muitos benefícios alcançados com o uso inteligente e combinado das soluções WEG na produção de biocombustível.

Sobre a Fiagril - Com sede em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a Fiagril é uma empresa diversificada cujas operações em todo o Brasil incluem produção de biodiesel, comercialização de grãos, insumos de produção agrícola e desenvolvimento de infraestrutura. Fundada em 1989, o compromisso da Fiagril com o desenvolvimento agrícola sustentável em Mato Grosso serve de modelo para outras regiões do Brasil há mais de 25 anos. 

Sobre Summit Agricultural Group - Fundada em 1990 pelo empreendedor e pioneiro do agronegócio Bruce Rastetter, a Summit Agricultural Group é uma empresa diversificada de agricultura, investimento e gestão agrícola, sediada em Alden, Iowa, nos Estados Unidos. As operações diversas de Summit incluem plantio em linhas e pecuária de corte bovina e suína nos Estados Unidos e uma presença crescente no mercado sul-americano de biocombustíveis. 


Início | Parceiros | Produtos | Motores » | Automação » | Energia » | No-Breaks » | Safety » | Solar | Serviços | Confraria Elétrica | News | Galeria | Media Center | Responsabilidade | Dicas-Blog | Mapa do Site | Downloads | Política de Privacidade | Contato
Marcus Representações Ltda.
Rua Almirante Barroso 587/306, 90220-021, Porto Alegre/RS
e-mail: sulweg@motoreletrico.net
Todos os direitos reservados 2018 - Marcus Representações Ltda
Fone: (51) 30262026