BLOG

Home > Blog > Mobilidade Elétrica > WEG anuncia fornecimento de Powertrain para projeto náutico
Mobilidade Elétrica Motores

WEG anuncia fornecimento de Powertrain para projeto náutico

Por Luiza Castilhos Lopes

Com foco no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade do planeta, a WEG acaba de iniciar um novo projeto de propulsão elétrica para navios comerciais. Juntamente com o Grupo Espadarte, start-up nacional de tecnologias e soluções para embarcações, a empresa equipou a primeira embarcação comercial marítima da WEG Powertrain no Brasil.

O modelo de propulsão, denominado Hybdor, possui um sistema híbrido plug-in que pode ser utilizado em qualquer embarcação de 25 a 40 pés de comprimento, capaz de atingir a eficiência da propulsão a combustão interna e a autonomia da motorização elétrica. “O sistema híbrido permite trabalhar de forma independente. A confiabilidade do sistema elétrico (motor, bateria, inversor) excede em muito a confiabilidade do motor de combustão interna. E com motores elétricos e de combustão interna separados, temos o melhor dos dois motores e um barco muito mais seguro, mais eficiente, confortável e sustentável”, disse Tiago Mance, CEO do Grupo Espadarte.

A autonomia do navio apenas com o motor elétrico é de uma hora a uma velocidade de 10 nós. O tempo de carregamento com energia padrão pode ser feito em apenas 4 horas com eletricidade padrão.

“Com este projeto, mostramos que nossa tecnologia Powertrain, testada e validada em veículos de transporte urbano, também é eficiente em aplicações náuticas. Junto com o Grupo Espadarte, viabilizamos a criação de uma embarcação mercante mais eficiente, econômica, sustentável e inteligente”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Além do desempenho, o novo acionamento promete uma vida útil mais longa e menos manutenção.

A nova propulsão além da performance promete ter uma longevidade maior e menor necessidade de manutenções. “Além disso, a propulsão híbrida que desenvolvemos possui menor peso, menor consumo, mais eficiência e maior performance em iates entre 25 e 40 pés. Conseguimos desenvolver uma arquitetura elétrica superior que mantem a eficiência, reduz a quantidade de CO2 e resíduos na água e do ruído que para o ambiente e para o conforto da navegação buscamos aprimorar”, acrescentou Thiago Marquardt, CTO responsável pela tecnologia Hybdor.

A produção comercial do modelo Hybdor deve começar em janeiro de 2023 na fábrica da Espadarte em São José dos Pinhais, no Paraná.

 

Entre em contato através dos nossos canais de comunicação:

sulweg@motoreletrico.net
sulweg4@motoreletrico.net
chame no whatsapp +55 51 99766-0087

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *