BLOG

Home > Blog > Armazenamento de energia > Soluções WEG dão mais autonomia e sustentabilidade à expedição Voz dos Oceanos, da Família Schurman
Armazenamento de energia

Soluções WEG dão mais autonomia e sustentabilidade à expedição Voz dos Oceanos, da Família Schurman

Por Luiza Castilhos Lopes

 

Soluções WEG dão mais autonomia e sustentabilidade à expedição Voz dos Oceanos, da Família Schurman

 

A embarcação, que iniciou viagem há sete meses e acaba de chegar em seu primeiro destino internacional (Ilhas Virgens Britânicas), está mais autosuficiente e vai percorrer cerca de 65 destinos no Brasil e no mundo utilizando fontes de energias renováveis, como eólica, hídrica e solar. Toda a tecnologia de gestão, armazenamento em baterias de lítio, distribuição e monitoração remota do sistema de energia foi desenvolvida e instalada pela WEG, bem como as tintas que protegem a embarcação contra bioincrustação.

Construído há sete anos, o veleiro Kat, que já participou de expedições anteriores, recebeu uma central de energia da WEG que ampliou de 75% para 100% a captação de energia limpa do barco. “Essa central de energia sempre foi o sonho de qualquer navegador e, agora no veleiro Kat, nós temos o controle total de energia dentro do barco”, explica Vilfredo Schurmann, capitão da embarcação.

Além de um sistema de pás para recolher energia dos ventos, o veleiro Kat também conta com painéis solares e hidrogeradores da WEG, que reduzem o uso de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa.

Outra grande preocupação da Família Schumann sempre foi garantir a preservação da vida marinha. Não só na Voz dos Oceanos, mas desde a Expedição Oriente, as Tintas WEG protegem a embarcação. Em 2021, antes da viagem, os técnicos da WEG se reuniram novamente com a tripulação para pensar em soluções que resolvessem desafios comuns na velejada, como incrustação de pequenos elementos marinhos como plantas, algas e animais que se instalam no casco do barco e causam danos nas estruturas abaixo da linha d’água, provocando muitos prejuízos econômicos, e até mesmo aumento no consumo de combustível.

Precisamos ter uma tinta muito resistente porque nós vamos passar por lugares frios e lugares na linha do Equador muito quentes”, esclarece o capitão. A opção então foi proteger a embarcação com a tinta anti-incrustante da WEG, especialmente desenvolvida para uso em embarcações, que asseguram longa performance, grande economia de combustível e o mais importante: não agridem a vida marinha. Vale acrescentar que, além de todas as inovações e soluções sustentáveis presentes no veleiro Kat, Voz dos Oceanos adota medidas capazes de neutralizar a emissão de carbono. Em parceria com a StarBoard, já estão sendo calculadas as emissões geradas para serem neutralizadas com o plantio de espécies típicas de manguezais que integram o ecossistema costeiro.

 

Entre em contato através dos nossos canais de comunicação:

sulweg@motoreletrico.net
sulweg4@motoreletrico.net
chame no whatsapp +55 51 99766-0087 / 51 993549323 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.