BLOG

Home > Blog > Indústria 4.0 > A V2COM oferece soluções completas para desperdício de água .
Indústria 4.0 Saneamento

A V2COM oferece soluções completas para desperdício de água .

Por Luiza Castilhos Lopes

 

Quase 40% da água potável no Brasil é desperdiçada, aponta levantamento do Instituto Trata Brasil

Quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano. Dados são do estudo inédito do Instituto Trata Brasil.

O último índice de perdas na distribuição de água no Brasil, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, indicou que 38,3% do volume disponibilizado no país não foi contabilizado como montante consumido, seja por vazamentos, falhas nos sistemas de medição ou ligações clandestinas.

Em relação ao índice de perdas de faturamento totais, esse número é ainda maior, alcançando 39,21%, o que equivale a mais de R$ 11,3 bilhões não contabilizados.

Esse padrão de perda está relacionado ao volume de água que foi efetivamente consumido pelo usuário, mas que, por algum motivo, não foi medido ou contabilizado.

São falhas decorrentes de erros de medição (hidrômetros inoperantes, com submedição, erros de leitura, fraudes, equívocos na calibração dos hidrômetros), ligações clandestinas, by pass irregulares nos ramais das ligações (conhecidos como gatos), falhas no cadastro comercial e outras situações.

Telemedição de Hidrômetros


Sensores inteligentes acoplados a soluções completas para captação, comunicação e processamento de dados permitem analisar o padrão de consumo de água em intervalos regulares de tempo.

-Menor Desperdício de Água;

-Redução das Tarifas de Consumo;

-Redução de Custos Operacionais;

-Redução de Custos Operacionais;

Especificamente em clientes de grande consumo, como escolas, prédios comerciais e indústrias, os sistemas de telemedição permitem que os hidrômetros enviem informações sobre os padrões de consumo de água em intervalos regulares de tempo. A identificação de vazamentos torna-se muito mais rápida, evitando o desperdício e custos desnecessários nas contas dos clientes, além de uma operação sustentável.

Quer saber mais sobre eficiência energética em saneamento?

Entre em contato através dos nossos canais de comunicação:

sulweg@motoreletrico.net
sulweg4@motoreletrico.net
chame no whatsapp +55 51 99766-0087

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.